Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)

InícioInício  FAQFAQ  MembrosMembros  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Quem é o maior escritor da língua portuguesa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Whino

MensagemAssunto: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 1:22 pm

IMO, o Padre Antônio Vieira ainda é insuperável.

Ver perfil do usuário
XMT
Admin

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 2:09 pm

A prova viva da inestimavel contribuição da igreja na formação cultural dessa budega chamada Brasil.

As vezes ele é meio melodramático e prolixo, mas quando acerta a mão é quase insuperavel, pau a pau com qualquer poeta Anglo-Americano do periodo.

Escritor brilhante e mentor do movimento politico revolucionário mais fodido que o Brasil Já teve.

Incrivel como a literatura desse cara permanece atualissima!

Poeta brilhante, um verdadeiro microcosmo do Brasil é encontrado em cada obra dele.

Mr Mac

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 2:56 pm

Um maior absoluto não existe. O que temos de nomes que podem ser nivelados com outros por exemplo da literatura Francesa, Inglesa e russa sem dúvida, além de alguns nomes citados acima (Fernando Pessoa e Antonio Vieira) são esses:

POESIA:
Portugal

Camões esta para a lingua portuguesa como Cervantes esta para a lingua españa.

Bocage é a ponte entre Camões e F. Pessoa. na poesia lusitana, os três são insuperaveis.

Brasil

O nosso "Baudelaire"

O "Boca do inferno" é o nosso Bocage;

PROSA:

Machado foi meio anatematizado pelos modernistas, mas continua insuperavel.

O maior dos neo-modernistas.

Há inumeros outros grandes nomes. Merece destaque do "mais modernos":
- Literatura portuguêsa: menção a José Saramago. Ele é muito prolixo, chega a ser chato. Mas tem lá seu valor.
- Na literatura Angolana, Lobo Antunes. Há quem diga que apenas pela obra "Os cus do judas" já seria melhor que o português.
- E o brasileiro João Ubaldo, seguido dos poetas Ferreira Gullar, Afonso Romano de Santanna e Rita Moreira.

Ver perfil do usuário
Prodigio

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 3:39 pm

Érico Veríssimo Bow
Ver perfil do usuário
Kamikaze
Admin

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 3:47 pm

Whino escreveu:
IMO, o Padre Antônio Vieira ainda é insuperável.

É e sempre será. Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1

"A sanidade é para os fracos" / "É preciso humilhar o intelecto" - Roman Nickolai Maximilian von Ungern-Sternberg

E na Jihad combateremos, o admirável coração tranqüilo, a espada violenta, resignados a matar e a morrer!

NEVÁ SVRRENDÁ!!!

_____

http://worden.blogspot.com
Ver perfil do usuário
Brunes

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 4:08 pm

Guimarães Rosa.

Machado de Assis

Fernando Pessoa

A santíssima trindade!
Ver perfil do usuário
Brunes

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 4:12 pm

Augusto dos Anjos!

- Faça-me o obséquio de trazer reunidos

Cloreto de sódio, água e albumina...
Ah! Basta isto, porque isto é que origina
A lágrima de todos os vencidos!

-"A farmacologia e a medicina
Com a relatividade dos sentidos
Desconhecem os mil desconhecidos
Segredos dessa secreção divina"

- O farmacêutico me obtemperou. -
Vem-me então à lembrança o pai Yoyô

Na ânsia física da última eficácia...

E logo a lágrima em meus olhos cai.
Ah! Vale mais lembrar-me eu de meu Pai
Do que todas as drogas da farmácia!

[/size][/font]
Ver perfil do usuário
Heisenberg

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 8:21 pm

Machado de Assis e Cruz e Souza, na minha opinião.

Conservadores Americanos
Ver perfil do usuário
blackdogcolt

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 04, 2011 10:51 pm

Guimarães Rosa - reforçando muitas vezes - e Drummond, também.

Nunca li nada do Antônio Vieira, me deu uma puta curiosidade.
Ver perfil do usuário
Mr Mac

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Ter Jul 05, 2011 12:11 am

PQP! Lapso imperdoavel deixar passar esse. Bow Bow Bow Bow
Ver perfil do usuário
Whino

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Seg Jul 11, 2011 6:00 pm

Uma rodada de Vieirão pra galera:

- “Toda a vida (ainda das coisas que não têm vida) não é mais que uma união. Uma união de pedras é um edifício;uma união de tábuas é um navio;uma união de homens é um exército. E sem esta união, tudo perde o nome e mais o ser. O edifício sem união : o navio sem união é naufrágio ; o exército sem união é despojo. é ruína. Até o homem (cuja vida consiste na união do corpo e da alma)com união é homem, sem união é cadáver”.
(Sermão do Santíssimo Sacramento em Santa Engrácia em 1662)

- "A admiração é filha da ignorância, porque ninguém se admira senão das coisas que ignora, principalmente se são grandes; e mãe da ciência, porque, admirados os homens das coisas que ignoram, inquirem e investigam as causas delas até as alcançar, e isto é o que se chama ciência. "

- "O príncipe não deve seguir as razões dos grandes, senão as grandes razões."

-"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."

-"A vida é uma lâmpada, acesa; vidro e fogo. Vidro, que com um sopro se faz; fogo, que com um sopro se apaga."
Ver perfil do usuário
Whino

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Ter Jul 12, 2011 2:19 pm

Castro Alves também é FDP. Ainda mais intepretado pelo MESTRE Paulo Autran.

Supra-sumo do Troooooo abaixo.

Ver perfil do usuário
Kamikaze
Admin

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Qua Jul 13, 2011 3:52 pm

Passagem ANTOLÓGICA do ínclito Padre Vieira:

(...) Chamam-se sátrapas, porque costumam roubar assaz. E este assaz é o que especificou melhor S. Francisco Xavier, dizendo que conjugam o verbo rapio por todos os modos. O que eu posso acrescentar, pela experiência que tenho, é que não só do Cabo da Boa Esperança para lá, mas também das partes daquém, se usa igualmente a mesma conjugação. Conjugam por todos os modos o verbo rapio, porque furtam por todos os modos da arte, não falando em outros novos e esquisitos, que não conheceu Donato nem Despautério.

Tanto que lá chegam, começam a furtar pelo modo indicativo, porque a primeira informação que pedem aos práticos é que lhes apontem e mostrem os caminhos por onde podem abarcar tudo. Furtam pelo modo imperativo, porque, como têm o mero e misto império, todo ele aplicam despoticamente às execuções da rapina. Furtam pelo modo mandativo, porque aceitam quanto lhes mandam, e, para que mandem todos, os que não mandam não são aceitos. Furtam pelo modo optativo, porque desejam quanto lhes parece bem e, gabando as coisas desejadas aos donos delas, por cortesia, sem vontade, as fazem suas. Furtam pelo modo conjuntivo, porque ajuntam o seu pouco cabedal com o daqueles que manejam muito, e basta só que ajuntem a sua graça, para serem quando menos meeiros na ganância. Furtam pelo modo potencial, porque, sem pretexto nem cerimônia, usam de potência. Furtam pelo modo permissivo, porque permitem que outros furtem, e estes compram as permissões. Furtam pelo modo infinitivo, porque não tem o fim o furtar com o fim do governo, e sempre lá deixam raízes em que se vão continuando os furtos. Estes mesmos modos conjugam por todas as pessoas, porque a primeira pessoa do verbo é a sua, as segundas os seus criados, e as terceiras quantas para isso têm indústria e consciência. Furtam juntamente por todos os tempos, porque do presente — que é o seu tempo — colhem quanto dá de si o triênio; e para incluírem no presente o pretérito e futuro, do pretérito desenterram crimes, de que vendem os perdões, e dívidas esquecidas, de que se pagam inteiramente, e do futuro empenham as rendas e antecipam os contratos, com que tudo o caído e não caído lhes vem a cair nas mãos. Finalmente, nos mesmos tempos, não lhes escapam os imperfeitos, perfeitos, plus quam perfeitos, e quaisquer outros, porque furtam, furtaram, furtavam, furtariam e haveriam de furtar mais, se mais houvesse.

Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 Reza1 ao Infinito

"A sanidade é para os fracos" / "É preciso humilhar o intelecto" - Roman Nickolai Maximilian von Ungern-Sternberg

E na Jihad combateremos, o admirável coração tranqüilo, a espada violenta, resignados a matar e a morrer!

NEVÁ SVRRENDÁ!!!

_____

http://worden.blogspot.com
Ver perfil do usuário
Mr Mac

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Qua Jul 13, 2011 8:09 pm

Foi na veia! Bow Bow Bow Bow Bow Bow
Ver perfil do usuário
Prodigio

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Qua Jul 13, 2011 9:17 pm

Mais atual, impossível Bow
Ver perfil do usuário
ForoFock

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   Qui Jul 14, 2011 8:35 am

1- Machado de Assis

2- Fernando Pessoa

3- Drumond
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quem é o maior escritor da língua portuguesa?   

Quem é o maior escritor da língua portuguesa?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Quem é o Maior ? Sou eu, o Ricardo
» Saiba quem ganhará uma estrela na Calçada da Fama em 2012
» Você sabe quem é Romero Britto e qual a sua ligação com Michael Jackson?
» Digitações da escala maior
» Best Buy! Quem recomenda?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Less is More - O F.O.R.O.  :: GERÁV-
Ir para: